PREPARE SEU NEGÓCIO PARA O MUNDO PÓS-PANDEMIA

Com site ou sem site? Qual a melhor estratégia para seu negócio? Viver Online Podcast

Uma comparação entre as duas estratégias. O que você ganha com cada uma e o que você perde quando não tem site.
  1. Com site ou sem site? Qual a melhor estratégia para seu negócio?
  2. Prepare seu negócio para o mundo pós-pandemia
  3. 5 Razões indiscutíveis do porquê investir em seu negócio digital em época de COVID-19

O COVID-19 chegou e revolucionou as formas de se trabalhar, trouxe muito mais do que incerteza: causou um colapso no mantenimento de clientes, recessão econômica mundial, desemprego, modificações regulatórias que podem chegar a extinguir diversos modelos de negócios, cortes generalizados nas cadeias de suprimentos e vem obrigando empresas e negócios a se reinventarem. Vivemos um marco.

No quase desespero de não perder mais receita, desde informais a grandes empresas tentam mudar sua situação se agarrando na única tábua salva-vidas intacta: a Internet.

Com foco em ajudar seu negócio a superar a pandemia, analisamos do ponto de vista do marketing digital estratégico, o que é possível fazer para dar o próximo passo e remodelar  a atuação de seu negócio de forma inovadora num mundo pós-pandemia.

 

1.     Situe-se

Primeiramente faça a lição de casa sobre sua realidade física respondendo as perguntas a seguir dos 4 Ps do Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção). Depois responda as mesmas perguntas sobre seu momento no mundo digital. Pode parecer que as respostas serão as mesmas, mas considere quais serão suas economias (aluguel, energia, água, funcionários, etc.), analise seu novo mercado (seu produto pode chegar além do bairro, cidade ou país?), seus principais concorrentes são os mesmos?

·       Qual o meu produto?

·        Qual o custo de meu produto e quanto posso cobrar por ele?

·        Quem sou nesse mercado e quem são meus principais concorrentes?

·        Como levo meu produto ao máximo de clientes possível?

 

2.     Crie sua identidade online

Ela será a base para diversas ações realizadas a futuro. Apenas uma página no Facebook ou uma conta no Instagram não representa sua identidade na totalidade. Cresça com estrutura:

·        Adquira o direito à sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso evitará que tempos depois alguém o processe por uso de marca e/ou plágio, afinal, só é dono da marca quem paga pelo seu direito de uso;

·        Tenha um site. Através dele será possível realizar inúmeras estratégias de vendas: lista de e-mail dos clientes, pixel do facebook, posts no blog (que serão vinculados em outras redes sociais), e-commerce, estratégias de SEO, entre outras;

·        Esteja presente em diversas mídias, entendendo a função de cada uma: Facebook e Instagram são fundamentais, mas mídias como LinkedIn, Pinterest, Telegram, Twitter e desenvolver um Podcast podem ser exploradas de modo a gerar agradáveis surpresas de vendas;

·        Lembre-se de usar uma logomarca e paleta de cores pré-definidas em todas as mídias e também de comunicar seu produto na língua do cliente;

·        Desenhe sua persona: dentro dos nichos de atuação, analise seus clientes e procure o consumidor ideal de seu serviço/produto. A persona será usada para direcionar os anúncios à pessoas similares, o que pode encurtar consideravelmente o caminho entre o consumidor tomar conhecimento de seu negócio e realizar de fato a compra, o famoso funil de vendas.

 

3.     Durante o confinamento, o melhor amigo das pessoas acaba sendo a Internet, veja isso como oportunidade para se conectar com o cliente e alavancar as vendas na prática

·        Realize campanhas nas mídias sociais através do Facebook para engajar potenciais clientes e considere uma campanha de PPC (Pague Por Clique) para estimular as vendas;

·        Ao criar seu site, trabalhe seus conteúdos para que estejam otimizados e apareçam entre os primeiros resultados de buscas no Google (SEO – Search Engine Optimization);

·        Deixe seu site com uma experiência completa: que o cliente possa navegar facilmente, encontrar conteúdos, comprar de forma prática;

·        Vincule um e-commerce para que seus clientes sejam redirecionados desde as mídias sociais para o site ou mesmo que possam comprar enquanto navegam entre as páginas, sem abandonar o site;

·        Assegure-se que a logística de entrega (delivery) não se torne um obstáculo, possuindo taxas baixas. Se necessário, busque parceiros para esta tarefa;

·        Ofereça a possibilidade de o cliente gerar uma reunião online para conhecer seus produtos e serviços através de ferramentas como Zoom, Skype, vídeo chamadas, entre outras;

·        Use ferramentas como chat bots e chats online, gerando respostas rápidas e tirando dúvidas dos clientes o mais rápido possível;

·        Seu negócio pode ser a resposta que seu cliente procura: identifique como seu produto/serviço resolve os problemas do consumidor e explore isso demonstrando através das mídias sociais com conteúdos relevantes;

·        Insira um campo de Perguntas Frequentes para que seu cliente possa consultar a qualquer hora, sem depender de uma pessoa noutra ponta;

·        Estreite a relação com o cliente oferecendo mais produtos e serviços durante a comunicação;

·        Mantenha a comunicação pela mídia de preferência: se os clientes preferem conversar pelo whatsapp business, respeite a comunicação por este meio, já se for por mensagens diretas nos aplicativos, não deixe de vender por tentar direcionar o cliente a outro meio de comunicação;

·        Aprimore sua jornada de venda, acompanhando e direcionando cada passo que o cliente dá, usando plataformas de automação como MailChimp (e-mail marketing), KlickPages (landing pages), Pixel (análise de movimentação), Google Analytics (métricas e estatísticas) e muitas outras, permitem que você tenha uma visão holística da jornada de compra do consumidor e possa realizar ações de vendas realmente efetivas;

·        Considere uma mentoria que te oriente em todas as etapas ou contrate um especialista em marketing digital que possa realizar essas tarefas com habilidade, enquanto você se dedica ao produto/serviço em si. Nós da Viver Online, podemos te ajudar nesta jornada.

 

O coronavírus teve impactos sem precedentes no mundo, muitos desafios ainda surgirão no pós-pandemia. Ter claro o patamar em que seu negócio está, como desenvolver uma identidade online efetiva que abranja o máximo de possibilidades de atração de clientes e vendas e ainda realizar o passo-a-passo de cada ação, analisar seus resultados e gerar novos projetos são desafiadores, mas não impossíveis. Conte conosco.

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Publicado por Viver Online

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